Conheça nossos outros animais



A CASA DOS COELHOS E CIA oferece vários tipos de animais de estimação, para agradar a todos os gostos e fazer a alegria das famílias. Entre eles estão:



Faisões


Faisão Coleira


O faisão, é uma ave de origem asiática, do gênero galiforme (da mesma família da galinha doméstica).
 Existem 49 espécies de faisões, das quais 46 são criadas em cativeiro e mais de 160 variações.
Possuem um grande dimorfismo sexual, sendo os machos maiores e de plumagem bem mais colorida e brilhante que as fêmeas, acredita-se que uma das razões desse dimorfismo, é que, sob o ataque de um predador, o macho é o mais chamativo, atraindo assim o perigo para ele, enquanto a fêmea foge com a cria. Os machos realizam grandes exibições na época de acasalamento.

Na natureza,  vivem nas clareiras das florestas ou em bosques perto de campos ou plantações, dormem empoleirados em árvores, voam e correm muito rápido, alimentam-se de insetos, larvas, frutos, brotos e sementes. Vivem em bandos e na época de acasalamento, os machos começam a brigar e a formarem casais ou grupos familiares. As fêmeas se aninham no chão, geralmente em buracos que são cobertos por folhas e capins. Os filhotes nascem ágeis e começam a voar aos três meses. 

Em cativeiro a criação de faisão não é difícil, depende apenas de alguns cuidados, um pouco de conhecimentos e dedicação;
Devido ao fato de serem brigões, se coloca apenas 1 macho por recinto, e 3 fêmeas para uma excelente taxa de fertilidade do ovos e 6 fêmeas para uma boa taxa. As fêmeas dificilmente botam em ninhos, não chocam, então para pequenos criadores é interessante ter galinhas de raças pequenas (recomendamos a raça old game, são mais leves e cuidadosas) para chocar os ovos, e chocadeiras para quem cria em maior quantidade. A postura vai de agosto a fevereiro, sendo que os primeiros e os últimos ovos costumam não estar galados, dependendo da raça as fêmeas chegam a botar até 100 ovos, que levam de 23 a 25 dias para eclodir, os pintinhos devem ficar pelo menos os primeiros 30 dias na incubadora ou com a galinha, se alimentando de ração inicial com grande taxa de proteína.

As instalações podem ser simples, feitas usando tela, madeira e alvenaria, o viveiro deve receber o sol da manhã, que serve para revitalizar a ave e desinfetar o viveiro. O piso pode ser de areia, ou serragem, com uma boa drenagem. É interessante que o teto tenha uma cobertura de tela, para no caso de destelhamento a ave não fugir, e as telhas de barro para um melhor isolamento térmico. Coloque poleiros para diminuir a densidade no chão evitando-se assim o estresse e brigas. 

DICAS 
 Prefira a mão de obra feminina
Se possível, use cantos arredondados nos viveiros
Não misture animais de idades e raças diferentes
No caso de canibalismo, diminua a intensidade de luz, e coloque capim ou verdura amarrados e dependurados para os animais se distraírem
Sempre que por algum motivo ocorra estresse, administre algum pólivitaminico
Vermifugar as matrizes nos meses de agosto e fevereiro

PROBLEMAS COM ESTRESSE
 Não devemos esquecer, que o faisão é uma ave selvagem, dotado de um sistema nervoso muito aguçado.
Estes são os principais fatores que causam estresse nas aves: 
Densidade muito elevada no viveiro
Problemas alimentares (água suja ou quente, poucos comedouros, ração de baixa qualidade ou níveis baixos, mudança repentina de ração, falta de ração por um longo período) 
Excesso de calor ou luz
Transporte dos animais 
Mudança de ambiente 
Vacinação e aplicação de remédio
Mudança brusca de temperatura 
Ruídos imprevistos
Ataque de animais domésticos
Presença de estranhos (quando possível usar a mesma roupa que o Tratador)   

Fonte: Fazenda Visconde